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Ter, 01/02/11

“MORRER JOVEM O MAIS TARDE POSSÍVEL”

(NIEMAN, 1999)

3ª Idade:

 

Factos

A idade média de vida é cada vez maior, a população idosa já ultrapassou em número a população mundial.

É evidente a sobremortalidade masculina e o consequente aumento de familias unipessoais de idosas.

O envelhecimento, trás a dita experiência, mas no geral trás mais limitações que vantagens, ninguém quer envelhecer rapidamente para ter prioridade na fila do supermercado, ou para se sentar no autocarrro!

 

Anatómicamente

 

É possível verificar que, com o envelhecimento, existe uma degradação de todas as estruturas, esta degradação é o resultado do excesso de uso ou do desuso que ocorre em muitas casos a partir de determinada altura da vida.

 

Fisiológicamente

 

O idoso apresenta uma diminuição de todas as capacidades, ou seja, força, resistência, velocidade, velocidade de reacção, equilíbrio, flexibilidade, entre outros. O idoso perde em proporção, maior quantidade de força nos membros inferiores, dificultando a locomoção, transporte de pesos, resultando na maioria dos casos, numa diminuição da actividade física, diminuição da mobilidade, aumento das queixas de dores reumáticas, atrofia dos músculos e aumento do número de casos de quedas.

 

A queda é a principal causa de morte na 3ª Idade!

 

Como contrariar tudo isso?

 

Bem, para o fazer primeiro temos de tentar mudar a mentalidade da nossa sociedade, dos filhos, netos e pessoas que trabalham ou convivem com pessoas enquadradas no conceito de 3 idade.

 

Mudar como?

 

Não "poupar" os idosos de esforços normais do dia a dia, levantar e sentar da cadeira para ir buscar algo, subir e descer escadas, ajudar a trazer as compras do supermercado ou carro para casa. Não dar muita importância a determinadas queixas!

 

Os idosos comportam-se muitas vezes como crianças, e como tal, não se deve mimá-los muito e, certamente devem ser contrariados na maioria das vezes.

 

O que ganhámos com isso?

 

Ganhamos "amuanço" e "lamúrias" durante uns minutos, e durante dias, meses e anos, maior qualidade de vida, independência funcional (conceito muito importante) e maior longevidade.

 

Independência Funcional

 

Este conceito, deve ser o objectivo traçado, para a prática de actividade física pelo idoso. Ou seja, aplicar exercícios diários que se aproximem dos movimentos que normalmente os idosos têm de executar no dia a dia. Levantar e sentar da cadeira, subir e descer escadas, inclinar à frente para apanhar algo, carregar sacos de compras e muitos outros movimentos, devem ser imitados na sala de exercício.

 

Por fim, o trabalho de equilíbrio, de modo a evitar as quedas e outra componente muito apetecível E ESSENCIAL, que são as actividades lúdicas que permitem ao idoso DISTRAIR-SE, DIVERTIR-SE E SOCIALIZAR.

 

Bons treinos e olhem para os idosos com outros olhos.

 

 

 


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